Biodigestor - Poli Júnior

Biodigestor

Engenharia Química

A SilconAmbiental, empresa brasileira, foi fundada em 1994 com o propósito de tratar resíduos hospitalares. Com mais de 25 anos de mercado, a empresa ampliou seus serviços e hoje oferece soluções em diversos setores de resíduos, como o tratamento de dejetos industriais e logística reversa de eletroeletrônicos. Motivada por expandir seu negócio no setor de resíduos alimentares, a Silcon contatou a Poli Júnior para estudar a viabilidade técnica e econômica da produção de biodigestores para esse tipo de rejeito.

O projeto, então, tinha como objetivo analisar os aspectos técnicos que influenciavam no funcionamento de biodigestores, assim como a estruturação de análises econômicas com base em diferentes modelos adaptados ao mercado.

Biodigestores são equipamentos que transformam resíduos orgânicos, como restos alimentares, em produtos que possam ser reaproveitados. Dessa forma, além de ser um excelente método de preservação do meio ambiente – diminuindo o volume de resíduos produzidos – os biodigestores geram economias mensais ao proprietário. Nesse sentido, estruturou-se uma análise de viabilidade e implementação de mercado, a partir de cenários e nichos distintos de consumidores.

 Com o projeto, o cliente terá conhecimento dos parâmetros necessários para a implementação adequada desses equipamentos, além da possibilidade de analisar qual modelo é economicamente viável a partir dos materiais produzidos. Ainda, a equipe propôs recomendações de possíveis áreas a se atuar e estratégias essenciais para uma inserção mais efetiva nesse mercado.

Por fim, a análise de viabilidade técnica e econômica fora estruturada. A SilconAmbiental indicou um feedback promotor ao projeto, além de um tempo de implementação real entre 9 e 12 meses – resposta extremamente positiva que reflete em um impacto econômico e sustentável para diversas áreas da sociedade.

Equipe:

Analisatas: Luiza Auricchio, Matheus Vatanabe, Sofia Pfeifer e Coordenador: Yuichi Tokumoto

Inscreva-se na nossa Newsletter