fbpx

junho 25, 2020

Criação e Gestão de Negócios

Como motivar uma equipe: 10 conselhos práticos

Um grupo de pessoas trabalhando em computadores em um escritório.
Índice

Já se passaram os anos em que tudo o que importava para o colaborador era o salário no início de cada mês. 

Hoje as pessoas buscam por algo mais, por um propósito no que fazem todos os dias, por algo que as motivem profundamente. 

Mas como motivar uma equipe para que ela se engaje com seu negócio? Separamos algumas dicas aqui neste post. É só continuar lendo!

Por quê seu time está desmotivado?

Cada realidade pode ser bastante específica, e as razões da desmotivação de uma equipe podem ser inúmeras baseadas na sua realidade. 

Mas de modo geral, listamos aqui algumas das mais comuns:

  • Alinhamento: é de extrema importância que a sua equipe esteja alinhada com a sua organização. Seja no propósito, nos valores, na missão, ou na forma de trabalho. Se isso não acontece, fica muito difícil que vejam algum sentido naquele trabalho diário.
  • Estímulos: em alguns momentos, as atividades de uma equipe se tornam tão monótonas e repetitivas que começam a desanimar. Não há nada novo que estimule e desafie a capacidade daquelas pessoas.
  • Reconhecimento: toda e qualquer pessoa gosta de se sentir valorizada, de sentir que é importante para o todo. No dia a dia de uma empresa muitas vezes acaba sendo difícil se atentar a este detalhe específico, mas que acaba causando um grande impacto no cotidiano.
  • Comunicação: quem mais saberia as razões da desmotivação de uma equipe se não a própria equipe? O poder da comunicação costuma ser bastante subestimado, seja de líder para liderados ou entre liderados, e isso pode acabar passando a sensação de que algumas opiniões não importam para o cenário geral.

Agora que você já entendeu alguns pontos que levam à desmotivação, veja só algumas dicas de como motivar uma equipe.

1. Conheça sua equipe

O que os move? O que os toca no coração? Quais são suas motivações para estarem onde estão? 

Sabendo esses pontos você consegue entender a equipe enquanto time, mas também enquanto pessoas individuais e específicas, conseguindo “trazê-los” mais para dentro da sua empresa e estimulando ligações com seu propósito e valores.

Uma das melhores ferramentas para isso é o Mapa de Empatia, uma ferramenta usada para conhecer o público consumidor, mas que pode ser aplicada para entender melhor o que pensam, vêem, falam e sentem os seus colaboradores.

Dessa forma você conseguirá ter uma visão mais detalhada de cada funcionário de sua empresa e conseguirá trabalhar em ações mais personalizadas para ele.

50a

Imagem por Resultados Digitais

2. Promova desafios

Não adianta ter uma equipe bastante motivada se essa motivação não te trará resultados, certo? 

Promovendo alguns desafios você estimula o espírito competitivo da sua equipe e faz com que se sintam responsáveis diretos pelos resultados da organização.

3. Tenha metas realistas e alcançáveis

O estabelecimento de desafios de fato motiva, porém, quando esses desafios estão muito distantes da realidade da empresa e também da equipe, o resultado pode acabar sendo o contrário do esperado

Se metas excessivamente altas são definidas, o fato da equipe não conseguir alcançá-la pode acabar desmotivando os colaboradores, afetando a qualidade final das entregas. 

Então trace objetivos e metas adequadas para a sua realidade e alinhadas com a capacidade da sua equipe, visando a satisfação geral.

4. Valorize a sua equipe

Sem dúvidas, o reconhecimento é um dos principais motivadores para qualquer profissional, e ele pode ser feito de diversas formas, podendo ser adaptado para a realidade de qualquer empresa. 

Alguns exemplos são: 

  • Confraternizações; 
  • Bônus salarial;
  • Feedbacks;
  • Reconhecimentos de trabalhos feitos;
  • Mimos, como camisas, broches ou cadernos personalizados.

Essas ações, apesar de parecerem simples, farão com seus colaboradores se sentirem motivados e prontos para entregarem o melhor de si.

5. Estimule a visão sistêmica

Por muitas vezes na rotina do profissional, algumas atividades podem ser consideradas similares, sendo categorizadas até como “maçantes”

Uma das alternativas que pode solucionar isso é o estímulo da sua equipe a uma visão sistêmica da empresa.

Pois, mostrando o impacto que cada área tem nos resultados da organização, cada colaborador consegue entender a influência das suas atividades nisso e ver a importância do seu trabalho, motivando cada um a entregar ainda mais resultado.

6. Assuma responsabilidade

Infelizmente, quando metas não são atingidas ou resultados não são os esperados, ainda é bem comum que a primeira reação das pessoas seja apontar um culpado. 

Porém, isso acaba colocando alguns na defensiva, fazendo com que tenham reações rápidas e não tão racionais sobre a real origem do problema, desmotivando bastante todos os colaboradores envolvidos. 

Por isso, principalmente nesse momento, que o líder deve assumir a responsabilidade pelos resultados da sua equipe, guiando discussões por um caminho racional e que de fato leve a soluções.

7. Capacite a sua equipe

Investir no desenvolvimento dos seus colaboradores deve ser uma das prioridades para qualquer empresa. 

Seja com cursos, palestras ou workshops, pois, além de mostrar a equipe que a organização realmente valoriza cada um, acaba também trazendo motivação para que transformem o conhecimento adquirido em resultados concretos para a organização.

8. Incentive a comunicação entre setores

A rotina diária de cada colaborador muitas vezes acaba fazendo com que ele foque tanto em suas metas e metas do seu setor, que pode acabar parecendo por alguns momentos que cada área da empresa é outra empresa totalmente diferente. 

Portanto, quando se estimula a comunicação entre setores/áreas, a consequência disso é a integração de diferentes times, relacionando objetivos e unificando propósitos, facilitando o trabalho e estimulando a confiança entre as pessoas.

Para isso, se seu modelo de negócio permitir, a metodologia de Squads pode ser a ideal para integrar diversos profissionais, de setores diferentes, para participarem de um projeto em comum.

Caso seu modelo de negócio não permita, aposte nos encontros informais e estimule a conversa entre eles com brincadeiras e desafios.

9. Aplique a “gamificação”

A gamificação, também conhecida como gamification, é uma prática que traz elementos de jogos para estimular o engajamento de pessoas no desenvolvimento de atividades tornando-as mais eficazes e prazerosas.

Para uma gamificação de sucesso não é necessário nada muito complexo, e na realidade pode ser bastante simples, mas sendo de extrema importância uma boa análise da organização e seus colaboradores.

A ideia aqui é criar uma estrutura parecida com a de um jogo mesmo, realçando o elemento de competitividade.

10. Ouça a sua equipe

Podem ser pesquisadas diversas ações sobre como motivar uma equipe e planejadas diversas estratégias sobre como aplicá-las na empresa, porém a certeza de quais de fato irão funcionar só virá ouvindo a sua equipe

Criando esse hábito de ouvir para entender, sua equipe irá se sentir realmente importante para a organização vendo as ações sendo colocadas na prática.

Uma boa tática é usar as reuniões 1:1, na qual você define datas específicas, que se repetem, para conversar com cada membro da equipe. Sendo essa conversa algo mais informal, de forma com que você se aproxime mais do funcionário.

Dica bônus

O livro “Os 5 desafios das equipes”, de Patrick Lencioni, traz uma análise sobre 5 desafios que toda equipe deve superar para ser considerada “bem-sucedida”, sendo eles: 

  1. Falta de confiança; 
  2. Medo do conflito;
  3. Falta de comprometimento; 
  4. Evitar responsabilidade;
  5. Falta de atenção aos resultados. 

É uma boa sugestão para aqueles que buscam o desenvolvimento constante de suas equipes, independente do nível de maturidade da organização.

Conclusão

Criar um ambiente de trabalho propício para motivação da equipe pode ser um desafio que muitos empresários enfrentam.

Porém, com ações simples, mas feitas com consistência, os funcionários da sua empresa vão ganhando mais confiança em seu trabalho e sentindo-se mais importantes.

Caso tenha dúvida de como implementar essas ações no seu negócio, você pode nos contatar pelo próprio site ou telefone também, sem maiores compromissos.

Solicite já seu projeto e faça um orçamento! 

Quer conhecer mais sobre engenharia química? Clique aqui e acesse nossos outros posts!

Compartilhar

Mais artigos

plugins premium WordPress