Como diminuir o desperdício de água na indústria? - Poli Júnior

Como diminuir o desperdício de água na indústria?

Como diminuir o desperdício de água na indústria?

Um elemento necessário em todas as industrias é a água, podendo ser usada desde a limpeza até a execução de algumas reações químicas no processo de produção da indústria, dentre vários outros usos.

Porém, muitas vezes ocorrem o desperdício de água por seu uso de maneira incorreta nesses setores, causando custos desnecessários que podem ser facilmente evitados.

Por isso, aqui vamos mostrar algumas dicas práticas de como podemos reduzir esse desperdício em sua indústria.

Acompanhe.

 

Investigue o ciclo da água da empresa

Primeiro é preciso que se tenha o conhecimento pleno do uso da água de toda a indústria, conhecendo cada processo onde ela é utilizada. Por isso, dividir seu uso por setores facilita esse estudo.

Depois, com esses dados em mãos, será conhecido o consumo total e setorizados da indústria.

Só a partir desses dados, é possível se iniciar o incentivo aos colaboradores para que eles venham a pôr em uso práticas simples, como, desligamento de torneiras e reparo de tubulações e reservatórios. 

Além destas praticas, é possível também estudar melhores formas de promover melhorias que visem reduzir o desperdício da água.

 

Investa nos aparelhos e tecnologias

Tendo então o conhecimento por sobre os setores da empresa que mais usam água é quando se deve identificar onde investir. Um dos pontos que são bem úteis para a redução do desperdício é o investimento em aparelhos e tecnologias que reduzem as perdas de água, como instalações de arejadores nas torneiras, o que pode reduzir o consumo de água nesses meios em até 75%

Também mantenha a manutenção dos equipamentos em dia, para que estes não apresentem problemas que acabem resultando em vazamentos.

Pois um cano ou torneira desgastada e sem manutenção irão facilmente vazar e por vezes pode passar despercebido no início, se agravando com o tempo.

 

Faça o reúso da água de sua indústria

Apesar de importante, a racionalização da água não deve ser a única medida tomada. É importante que se analise meios onde se possa reutilizar a água.

Sendo esta reutilização direta ou passando por um tratamento, a reutilização irá ser uma ótima aliada a economia de água. Mesmo que seja necessário um investimento para tratar, ele se pagará pela reutilização, uma vez que sua indústria reduzirá a conta de água no final.

Esse reuso se dá pelo tratamento dos próprios efluentes da empresa, reintroduzindo-o então no processo de produção. 

Deste modo é importantíssimo que se adote medidas que para que a água seja utilizada mais de uma vez em diferentes processos industriais. Como em sistema de combate a incêndio ou para ajustar o pH.

 

Faça o tratamento de efluentes

A empresa deve devolver para a natureza a maior parte da água que consome, no entanto, essa água deve passar por um tratamento eficiente antes de ser descartada

Uma das soluções que estão se mostrando muito eficazes é o uso de Dióxido de carbono, se tornando uma solução ecológica para esse tratamento de águas e de efluentes, como uma alternativa aos ácidos minerais usados na redução de pH, sendo mais eficiente e sem impactar o meio ambiente.

Também, o gás oxigênio pode ser usado para diversos fins nesse processo de tratamento, como, por exemplo, ao ser usado em tanques de aeração para que a capacidade de tratamento da água seja maximizada, reduzindo as emissões de odor e espuma. 

Por fim, outro uso do oxigênio é para gerar ozônio, que promoverá a desinfecção da água. Com esse Ozônio é possível evitar os resíduos químicos e também controlar o crescimento de microrganismos indesejáveis durante o tratamento. 

 

Reaproveite a água da chuva

Fontes alternativas, como a coleta de água da chuva, são ótimas medidas para driblar problemas de abastecimento e a utilização de água proveniente dos rios. 

É importante definir para que proposito será utilizada aquela água coletada. Já que, dependendo da sua finalidade, será necessário fazê-la passar por um processo de tratamento ou não.

Tendo em vista que é necessário instalar toda uma estrutura de coleta, dependendo do tamanho dessa estrutura, ela pode se tornar custosa, porém, apresenta vantagens no longo prazo, já que você terá uma fonte de água passiva.

 

Conclusão

Como visto, a partir de algumas medidas simples é possível reduzir muito o desperdício de água. Reutilizando a água já utilizada aproveitando em processos que não necessitam de uma água potável, como resfriamento de máquinas, e tratando seus efluentes antes de descarta-los na natureza.

E isto não traz apenas vantagens econômicas, mas também ambientais, e consequentemente sociais. O ideal de uma empresa que preserve e ajuda a natureza está cada vez mais popular e buscado pelos clientes.

Caso ainda tenha alguma dúvida em como reduzir o custos de água em sua indústria, você pode nos contatar pelo próprio site ou telefone também, sem maiores compromissos.

Solicite já seu projeto e faça um orçamento! 

Quer conhecer mais sobre engenharia química? Clique aqui e acesse nossos outros posts!

 

Inscreva-se na nossa Newsletter