Como a sustentabilidade pode ajudar no crescimento do seu negócio? - Poli Júnior

Como a sustentabilidade pode ajudar no crescimento do seu negócio?

Como a sustentabilidade pode ajudar no crescimento do seu negócio?

Sustentabilidade é um termo que vem em destaque há um bom tempo. Mas não se trata de modismo ou uma nova tendência de mercado, trata-se de uma necessidade global que obriga a sociedade, na totalidade, a mudar seu mindset, e consequentemente seu comportamento.

Todas as ações giram em torno de três vertentes:

  • social;
  • econômico;
  • ambiental.

Engana-se quem pensa que, no mundo dos negócios, aderir práticas sustentáveis se resumem apenas a posicionar-se como “protetor do meio ambiente” ou adotar estratégias de “marketing verde”.

Adotar medidas sustentáveis pode reduzir custos, pois a maioria das ações são voltadas para diminuição dos desperdícios.

E a conta é fácil: menos desperdícios, mais produtividade.

E neste post iremos falar justamente como a diminuição do desperdício e a adesão a sustentabilidade podem ser peças chave para seu negócio. Acompanhe.

 

Fortalecimento da marca

Enquanto as empresas buscam, crescentemente, adotar posturas mais sustentáveis para se adequar à realidade na qual estamos inseridos, o consumidor encontra-se cada vez mais exigente. 

“87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis.” 

Essa pesquisa realizada pela Union + Webster, retrata o quanto que a imagem de uma empresa que não pensa apenas no lucro, mas no impacto que suas atividades causam ao meio ambiente, pesa na decisão dos consumidores.

E então você questiona que um posicionamento sustentável pode encarecer o seu produto ou serviço, e respondendo a isso a mesma pesquisa aponta que:

“70% dos entrevistados também afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.”

Quando se agrega ao produto/serviço o valor sustentável que ele carrega, o consumidor ficará mais suscetível a aceitar sua alteração de preço. 

 

Atração dos stakeholders “certos”

Mais importante que adotar medidas sustentáveis, é transparecer isso para o mercado e para a sociedade. E não se trata de puro exibicionismo, mas de atrair as pessoas certas para o seu negócio.

atraindo stakeholders para seu negócio

A maioria das pessoas - especialmente os jovens - quando estão se inserindo no mercado de trabalho, procuram, inicialmente, empresas de renome que passam uma imagem positiva em vários aspectos, inclusive o ambiental. 

“Se uma empresa consegue ser exemplo de sustentabilidade, seus fornecedores vão responder a isso, mudando seu foco para negócios sustentáveis.”

Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade da Ambev

Essa afirmativa só reforça que mostrar o quanto que sua empresa está engajada nessa causa, que adota ações sustentáveis, atrairá investidores, e fornecedores que possuem essa mesma preocupação.

 

Reduzir custos gerenciando resíduos sólidos corretamente

A geração de resíduos sólidos consiste no ato de descartar os materiais após seu uso, e consequentemente, se você consome mais, você gerará mais resíduos.

Porém, é de conhecimento geral que precisamos de acesso a medicamentos, tecnologia, vestimenta, calçados, e a aquisição de alguns itens é inevitável.

Por isso, a redução de resíduos baseia-se na teoria de que devemos repensar na cadeia produtiva do insumo, ao invés de tentar acabar com ela.

Existem materiais descartados que podem ter outras finalidades, se não para você ou sua empresa, para outra organização que utilize aquele material em sua operação.

Para fazer o gerenciamento desses resíduos existe uma série de exigências legais que surgiram com a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), e o cumprimento desses pré-requisitos gerará um documento, com valor jurídico,  denominado Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que comprovará a capacidade da empresa de gerenciar os resíduos que gera.

ordem de prioridade de geração de resíduos

Portanto, fazer esse gerenciamento e descarte correto dos resíduos, possibilita a empresa de identificar focos de desperdícios na empresa, e assim reduzir custos com processos e matéria-prima e  custos com destinação.

Além de ter a oportunidade de ser reconhecida pelo setor ambiental, pois existem uma série de iniciativas nacionais e internacionais que premiam ações de impacto.

 

Dar atenção à data de vencimento das mercadorias

Infelizmente, nem toda empresa consegue ter um bom gerenciamento do estoque, e a mercadoria acaba passando tempo demais na prateleira - até o fim da data de validade - perdendo sua utilidade e devendo ser descartada, gerando mais resíduos.

Porém, se houver um bom controle dessas informações de vencimento, é possível promover ações que deem vazão a essa produção, reduzindo o desperdício, e diminuindo a quantidade de materiais descartados, favorecendo o meio ambiente.

Aqui vão alguns exemplos de ações que promovem isso:
 

Política de descontos

Nessa situação, os descontos - que por si só já é atrativo - podem ser utilizados para dar saída àqueles produtos que estão perto da sua data de vencimento. Um controle de estoque bem feito é peça chave para que essa estratégia funcione.

Mesmo abrindo mão da margem de lucro, a empresa estará dando utilidade evitando o descarte desses itens, ao mesmo tempo, em que evita grandes perdas financeiras e economiza com o descarte que seria feito em caso de não aproveitamento.

Foto de Artem Beliaikin no Pexels

 

Doações

Outra ação que pode ser feita são as doações dessa mercadoria para uma instituição, preferencialmente, sem fins lucrativos.

É uma atitude que impacta em um dos tripés da sustentabilidade, o social, e, ao mesmo tempo, ajuda na criação de valor da marca quando bem estruturada e executada.

Porém, é importante dar atenção à legislação vigente que regulariza as doações, para não haver nenhum dano negativo à organização.

 

Treinar sua equipe

Nenhuma das ações apontadas nesse post, será efetiva se as pessoas não estiverem treinadas e conscientizadas adequadamente.

Tanto sobre a importância da redução de desperdícios nas atividades que eles desempenham, quanto a otimização dos processos identificando gargalos que possam ser sanados.

Pois, colaboradores conscientes auxiliarão organicamente a empresa a promover um ambiente sustentável, transformando essa atitude em um valor inegociável para a organização.

 

Conclusão

Percebeu o quanto que é importante estar atento a essa tendência de mercado? Não fique atrás de seus concorrentes, e inicie já a mudança na sua empresa.

Promova um ambiente sustentável com o mínimo desperdício possível, otimize seus resultados, e de quebra, faça um bem ao planeta!

Caso ainda tenha alguma dúvida em como reduzir os desperdícios em sua empresa, você pode nos contatar pelo próprio site ou telefone também, sem maiores compromissos.

Solicite já seu projeto e faça um orçamento! 

Quer conhecer mais sobre engenharia química? Clique aqui e acesse nossos outros posts!

Inscreva-se na nossa Newsletter