6 problemas de casa mais frequentes: entenda como resolvê-los - Poli Júnior

6 problemas de casa mais frequentes: entenda como resolvê-los

6 problemas de casa mais frequentes: entenda como resolvê-los

Quando finalmente compramos ou alugamos uma casa nos tornamos responsáveis pelas partes boas e ruins que vem com o imóvel. Por isso, aqui vamos falar sobre esses problemas de casa.

Desde um entupimento em um cano até um problema no sistema elétrico, vamos te mostrar o problema que isso causa e quem devemos chamar para resolvê-los

 

1. Entupimento de canos

O entupimento de um cano é um problema de casa que, apesar de bastante frequente, é facilmente prevenido. 

A partir de medidas simples, como instalar grelhas nos ralos para que impeçam a passagem de resíduos maiores que possam vir a bloquear a passagem pelo cano.

Outro fator que pode gerar o entupimento de pias é o acúmulo de gordura e o descarte de restos de comida diretamente no ralo da pia. Por isso, fique atento quando estiver lavando a louça para evitar que a comida desça pelo ralo.

São medidas simples e fáceis de se ter para evitar esse contratempo, tendo cuidado no descarte de dejetos na tubulação.

No entanto, pode acontecer o entupimento mesmo tomando todos os cuidados possíveis. Nesses casos, é importante que acione os profissionais responsáveis por esse tipo de serviço.

O encanador é o profissional que detêm o conhecimento sobre canos e tubulações. Ao contratar seu serviço ele saberá qual o melhor procedimento a se tomar para que possa desobstruir o cano.

 

2. Infiltração

Infiltrações são geralmente causadas pela falta de uma impermeabilização adequada durante a obra, ou mesmo quando ocorre vazamentos em canos da casa.

Geralmente começando como um problema pequeno e que por vezes passa despercebido ou negligenciado, mas a longo prazo pode gerar dores de cabeça para você.

Pois, com o tempo a água que se infiltra e pode danificar o concreto chegando até mesmo a criar agentes capazes de corroer a armadura de aço da estrutura. 

Um problema que tem mais um agravante para quem mora em apartamento, já que o prejuízo pode chegar a outros pontos do prédio.
 

Resultado de imagem para infiltração

A solução para que possamos acabar com infiltrações parte da solicitação do serviço de uma equipe especializada. Dependendo da fonte do problema se torna necessário o conhecimento de profissionais de diversas áreas.

Infiltrações causadas por vazamentos de canos, por exemplo, torna necessário o envolvimento dos conhecimentos de um encanador e de um pedreiro para que este venha a quebrar a parede para dar acesso ao cano para o encanador e, posteriormente, fechar o buraco que foi feito.

Então, para evitar problemas com infiltração devemos nos atentar a realizar uma manutenção correta nos encanamentos. Sempre verificando o estado de torneiras e chuveiros para que não haja vazamentos.

 

3. Curto-circuito

Curto- circuitos são contratempos muito perigosos, que pode comprometer seus eletrônicos, ou até mesmo incêndios. 

Ao ter uma resistência muito baixa conectada à corrente elétrica, esta atinge uma alta intensidade provocando um superaquecimento.

Algumas práticas que vem a facilitar a ocorrência desse problema de casa, como sobrecarregar uma tomada, ligando vários aparelhos em uma única rede ou usar eletrônicos perto da água. 

Resultado de imagem para curto circuito

Outro fator que pode ajudar na ocorrência de curtos-circuitos é a falta de manutenção na rede elétrica da casa. Manutenções se tornam muito importantes, principalmente em casas antigas, onde essas foram construídas quando havia bem menos eletrônicos necessários.

Para a execução dessas manutenções, bem como solucionar curtos-circuitos, é necessário contatar um profissional eletricista para que ele venha a executá-la. 

 

4. Fugas de energia

Uma causa silenciosa do aumento das contas de energia são as fugas de corrente, ou fugas de energia, onde como o nome mesmo diz faz com que energia seja desperdiçada indo para o ambiente.

Resultado de imagem para fuga de energia

Para se verificar a existência de uma fuga de energia basta seguir passos simples:

  1. Primeiro, verifique se você está com um calçado isolado, ou seja, que apresente um solado de borracha. Só então desligue todos os aparelhos das tomadas e apague todas as luzes.
  2. Após isto vá até o medidor e então verifique se ele continua girando, caso continue, temos uma fuga de energia.

Com essa confirmação podemos então continuar com a investigação para que se possa saber se o defeito é no medidor ou na rede elétrica. 

Desligando a chave geral da casa, caso o medidor pare de girar o defeito é na instalação elétrica. Se não, o problema é no medidor.

Para o caso de o medidor parar, devemos contatar um eletricista, para que este venha a consertar o defeito da instalação. 

Porém, se o medidor continuar girando se deve contatar a empresa distribuidora de energia.

 

5. Rachaduras, trincas ou fissuras

Estes são problemas que podem ser causados apenas por um revestimento mal-executado, por defeitos na estrutura ou na fundação da casa ou prédio.

A mais simples e que não apresentam risco são as fissuras. Elas atingem o revestimento, afetando a pintura, massa corrida e azulejos. Normalmente tem uma espessura de um milímetro, e geralmente são estreitas e alongadas.

Fissura e Trinca em Reboco

Já as trincas são um pouco mais perigosas que as fissuras. Essas trincas podem ter em média de um a três milímetros de espessura. Por ser uma ruptura do elemento, dividindo-o em duas partes pode causar danos estruturais, caso ocorram em locais críticos.

E as rachaduras são mais complexas e a requerem uma manutenção mais especializada. Sua espessura é superior a três milímetros, dividindo o elemento em dois com uma grande e profunda abertura

Além disso, essas rachaduras em elementos estruturais, como pilares, lajes e vigas, podem significar um problema ainda maior, já que elas vêm a afetar a estabilidade da estrutura.

Elas podem ser causadas por diversos motivos como, alterações químicas, temperatura e acomodação da estrutura

Por isso é muito importante a contratação de um profissional da construção civil ou um engenheiro para que venha a analisar e chegar a uma conclusão correta da causa e assim solucionar de forma prática e eficiente.

 

6. Revestimento descascando

Um problema bastante comum em revestimentos é quando ele começa a descascar, sendo que este pode ser causado por diversos fatores, principalmente nas etapas preliminares de sua aplicação.

Havendo uma infiltração de água, ou não se aguardando o tempo de cura da base, ou mesmo a má preparação da tinta.

Por este motivo é importante a contratação de um pintor profissional, que vai se atentar a esses detalhes que podem passar despercebidos por quem não entende tanto de pintura.

 

Conclusão

Como podemos ver, para cada problema de casa que surge devemos contratar um profissional capacitado daquela área para que este venha a solucionar o problema da melhor forma possível.

Mesmo que possa ser um gasto de certa forma alto, a contratação do profissional, ela irá evitar alguns problemas ainda maiores que podem aparecer em sua casa no futuro, poupando você de estresses.

 

 

Caso tenha algum problema mais estrutural em sua casa, você pode nos contatar pelo próprio site ou telefone também, sem maiores compromissos.

Solicite já seu projeto e faça um orçamento! 

Quer conhecer mais sobre engenharia química? Clique aqui e acesse nossos outros posts!

Inscreva-se na nossa Newsletter