Revestimento de madeira

Uma das coisas que mais se pensa na hora de uma reforma ou construção é qual o revestimento que será utilizado. São diversas opções no mercado, mas nem todas são adequadas a determinados tipos de ambientes. A seguir serão apresentados alguns tipos de revestimentos de madeira, suas particularidades e aplicabilidades.

Desde o laminado ao deck, cada um confere estética, alinhada ao melhor uso para que o consumidor final fique completamente satisfeito após sua escolha e aplicação na residência ou comércio. Entenda um pouco sobre os cinco tipos mais utilizados na hora de revestir seu imóvel, para facilitar na hora da compra.

 

Laminado de madeira

O piso laminado de madeira costuma ser um dos mais conhecidos pelos consumidores. Trata-se de um piso, como a maioria dos tipos de madeira, adequado a áreas internas, pois não possuem resistência à água. No entanto, os pisos laminados são resistentes à riscos e abrasão e possuem alta durabilidade, além da facilidade na limpeza e na instalação.

Conta com diversas formas de acabamentos e uma gama variada de padrões, podendo ser encontrado em diversos tipos, cores e madeiras simulada, como mostrado abaixo.

Vinílico

Concorrente direto do piso laminado, o piso vinílico possui praticamente todos os atrativos do anterior, com algumas outras vantagens: ele é mais resistente a água e mais “macio”, possibilitando uma diminuição de ruídos ao se caminhar pelos ambientes. Porém, este também pode ser mais facilmente riscado se a abrasão for grande, além de desbotar quando altamente exposto ao sol. É ideal para quem tem animais de estimação e crianças em casa.

Madeira de demolição

Diferentemente do laminado e do vinílico, a madeira de demolição provém do reaproveitamento de obras de demolição. Elas possuem particularidades muito únicas: devido a seus diversos desgastes provindos de diferentes usos ao longo do tempo, elas carregam marcas e texturas variadas. As peças retiradas desses locais costumam ser toras grossas e resistentes, mas também podem ser tábuas mais finas.

Após a retirada do local, elas passam por uma série de tratamentos onde serão cuidadas e, por fim, receberão o fim adequado a fabricação de peças, como no caso das lâminas para revestimento de piso.

Deck

Os decks de madeiras são soluções externas para o uso da madeira, comumente associada a ambientes internos devido à sua falta de resistência à água e calor. Eles conferem estética em torno de jardins e piscinas, por exemplo, e são muito utilizados em estruturas como o pergolado. Seu maior cuidado é quanto a manutenção: deve-se aplicar de tempos em tempos uma resina para garantir a qualidade e durabilidade do produto.

Taco

O taco de madeira é uma técnica adotada há tempos e muito encontrada em várias construções antigas. Por serem feitos a partir de madeira maciça, possuem diversos formatos e dimensões, além de altíssima resistência e conferem ao piso um estilo mais nobre. Porém, o uso do taco requer manutenções constantes, devido a facilidade de apresentarem riscos por conta de atritos.

 

Quer conhecer mais sobre engenharia civil? Clique aqui e acesse nossos outros posts!

Autor: Isabela Tavares

 

marketing@polijunior.com.br

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.