EVENTOS     |     TRAINEES     |     POLIBLOG

O Reúso de Água e o Futuro Sustentável Global

Saiba mais sobre o reúso da água e as formas com que este pode reduzir os gastos da sua empresa, gerando um impacto positivo ao meio ambiente!

 

Contexto atual

Você sabia que de acordo com a ONU 768 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada? Além disso, de acordo com a mesma, 2,5 bilhões de pessoas têm ruins ou péssimas condições sanitárias. Paralelamente a isso, outra curiosidade é que o consumo mundial de água dobra a cada 20 anos.

Esses dados influenciam diretamente uma situação global atual: a escassez da água potável. O reuso da água é uma das soluções para esse problema. Portanto, esta prática tem grande importância tanto para o meio ambiente como para a economia de empresas, pessoas e governos.

 

Mas, afinal, o que é isso?


O reuso da água consiste em um processo no qual a água passa para que seja possível a reutilização da mesma. No Brasil, essa prática é aplicada principalmente para as áreas industriais e de irrigamento, porém cada vez mais cresce a prática de reuso de água doméstica. Assim, a quantidade de água potável destinada a fins realmente necessários, como o consumo humano, aumenta.

Exemplos práticos

A água usada em processos industriais pode ser tratada na própria indústria, sendo utilizada novamente para o mesmo ciclo de produção. Além da economia de dinheiro, uma vez que o processo já foi instaurado, a empresa diminui seus impactos ao meio em que vivemos.

Um exemplo mais global é no Japão. Todas indústrias só utilizam água de reúso. Além disso, o sistema de encanamento do país é duplo: sendo um para água potável e o outro para de reúso. A utilização desse processo só tende a se expandir cada vez mais no mundo, inclusive no Brasil.

Quer aplicações reais em sua empresa?

O Núcleo de Química da Poli Júnior está aqui para concretizar o processo de reutilização de água.

O mercado sempre oferecerá espaço para aqueles que trabalham para criar soluções criativas.

Solicite agora mesmo um orçamento e saia na frente da concorrência!

diana.siqueira@polijunior.com.br

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.