EVENTOS     |     TRAINEES     |     POLIBLOG
Zuquero 2.0
Engenharia Química

Zuquero, atuante na área ambiental, oferece serviços ligados à gestão de resíduos, reciclagem, sustentabilidade e consultoria técnica. Em projeto com a Poli Júnior, a empresa buscava entender todo o potencial de seu principal produto, o óleo pirolítico, uma mistura de hidrocarbonetos líquidos que a empresa obtém ao realizar o processo pirólise em resíduos poliméricos.

Do projeto Zuquero 1.0, surgiu a confirmação do grande potencial desse produto como solvente. Sua conclusão se desdobrou no projeto Zuquero2.0, em que o cliente tinha o objetivo de tornar mais comercializável seu produto de pirólise. A equipe do projeto elaborou os testes pertinentes e foi capaz de definir para o óleo, um série de baterias de processos a fim de melhorar características sensoriais como cheiro e coloração, bem como, físico-químicas como a viscosidade e a presença de impurezas.

Com esse resultado incrível a empresa é colocada mais perto de colocar no mercado um solvente sustentável, derivado do que em outro momento seriam resíduos ocupando espaço em um aterro.

Um projeto potencializa a sustentabilidade e ajuda na política de resíduos sólidos do Brasil.

Equipe do Núcleo de Química que tornou tudo isso possível:

Igor Cirilo, Bianca Akemi, Lucas Bonafé, Letícia Castro, Vitória Sartori e sua gerente, Ana Paula Velozo.

Data de Realização