EVENTOS     |     TRAINEES     |     POLIBLOG

Projeto Caixa Cardiovascular

Poli Júnior / Projeto Caixa Cardiovascular
Projeto Caixa Cardiovascular
Engenharia Mecânica

Na medicina Veterinária, é comum o uso de cadáveres animais para o treinamento de cirurgias vasculares. No entanto essa é uma prática cada vez mais questionada por princípios éticos. Com essa motivação, um aluno de mestrado, desenvolveu uma caixa de treinamento cirúrgico que suprisse, em algum nível, a utilização de cadáveres para tal tipo de treinamento. Entretanto, tal caixa era ainda rústica e não atendia à eficiência desejada.

Dessa forma, o projeto consistiria em aperfeiçoar o modelo já desenvolvido: uma caixa formada por células montáveis, permitindo a criação de diversos ambientes de atuação do cirurgião. Dentro dessa caixa é prevista a existência de tubos que simulem artérias e contenham um líquido, que serão os objetos de intervenção por parte do usuário. Essa caixa possui uma tampa de abertura regulável, limitando o campo de ação do cirurgião. Essa característica, junto com a altura regulável, permite que a caixa assuma diferentes geometrias, podendo simular diversos tipos de cirurgia.

Segundo ele, com esse equipamento os alunos a melhorariam a sua precisão em cirurgias, pois haveria muito mais aulas práticas e, consequentemente, um número maior de profissionais capacitados para realizar cirurgias em animais.

O projeto, então, foi desenvolvido ao longo de 4 meses por 5 alunos da escola Politécnica. Durante sua realização, foram apresentadas diversas soluções para os pontos de otimização da caixa, levantados pelo cliente em conjunto com a equipe do projeto. Escolhida a solução ideal para cada um desses pontos estas foram modeladas em software 3D e posteriormente a caixa foi prototipada.

Além do protótipo, desenhos 3D e de fabricação, que guiam a futura produção de outras caixas, também foi entregue um manual de uso e boas práticas que garanta a utilização correta do produto.

Cliente

Confidencial

Equipe

Letícia Reame, Lucas Koji, Lucas Magalhães, Leonardo Lago, Vítor Ribeiro

Duração

4 meses

Data de Realização