Projeto Alojamento de Soldados (Zero Um)
Engenharia Civil

O Projeto Alojamento de Soldados foi a realização de um desejo do Tenente Coronel Valmir Roberti, comandante do 21° Depósito de Suprimentos do Exército Brasileiro. Ele chegou até a Poli Júnior com a vontade de reformar um Alojamento que estava em condições inabitáveis. O local apresentava problemas em relação a estrutura do telhado e com o sistema elétrico, o que tornava o espaço inviável para uso, além de problemas com o encanamento, que não atendia todas as necessidades dos soldados. Logo, era necessário um projeto de readequação do telhado, dos sistemas elétrico e hidrossanitário, e depois a emissão da documentação obrigatória para realização do projeto, que continha orçamento, cronograma e especificação de itens e componentes da obra.

No projeto hidrossanitário, realizamos adaptações e ajustes em todo o sistema de água fria e esgoto do banheiro do alojamento. Assim, dimensionando adequadamente o número de chuveiros e peças sanitárias que atendessem com qualidade os soldados.
Partes do telhado acabaram por ceder devido às chuvas e ventos. As treliças do telhado foram mal posicionadas e a cobertura não era compatível com os telhados dos alojamentos adjacentes, já que sua inclinação e altura eram diferentes. Sendo assim a readequação do telhado consistiu em um projeto de cobertura que propôs a compatibilização do telhado com os alojamento adjacentes, corrigindo sua altura e inclinação, além do correto posicionamento das treliças e do dimensionamento de toda a estrutura de cobertura.

O sistema elétrico sofreu com a exposição às condições climáticas e, assim, encontrava-se danificado e fora de funcionamento, logo o projeto elétrico consistiu em um dimensionamento do zero de todo o sistema, propondo uma nova rede elétrica que satisfaz as demandas dos usuários do local.

Com todos os projetos prontos, plantas e pranchas finalizadas, iniciou-se a fase de realização da documentação. Nessa etapa a equipe direcionou esforços para a realização do orçamento, cronograma, especificação técnicas, além de outros documentos que compõem o Termo de Referência, documento que permite a contratação de uma empresa para a realização da obra.
Em suma, nosso projeto possibilitou o cliente realizar o seu desejo, a reforma de um alojamento, possibilitando a melhor alocação possível dos soldados, em um espaço preparado e pensado para o maior conforto dos usuários.

Equipe responsável: Leonardo Rocha; Gustavo Magno; Luana Auatf; Luiz Felipe ; Victor Ye; Victória Lourdes

Data de Realização