5 livros sobre projetos que você não pode deixar de ler

          Um dos alicerces fundamentais para a sustentação de toda empresa no mercado contemporâneo é a necessidade de saber executar seus projetos de maneira cada vez mais eficiente, sendo capaz de reestruturar processos quando necessário e de se manter em constante evolução. Para isso, existem hoje infinitas metodologias amplamente difundidas ao redor do mundo por meio de livros, e-books, vídeos, webinars entre tantos outros meios de comunicação. Entretanto, a capacidade de executar projetos de maneira eficiente não está apenas relacionada à quantidade de metodologias que determinada empresa ou determinado funcionário conhece. Assim, ela também está fortemente atrelada à qualidade das metodologias aplicadas e à capacidade de adaptação destas para o contexto em que a empresa vive.                    Por conta disso, hoje podemos classificar as empresas atuantes no mercado a partir de três diferentes parâmetros: o conhecimento de metodologias de projetos, a qualidade das metodologias conhecidas e a capacidade de adaptar estas metodologias para a realidade da empresa. Assim, serão apresentados a seguir 5 livros de leitura obrigatória para todo consultor ou colaborador de qualquer empresa envolvida na execução de projetos que deseje começar imediatamente a obter resultados mais significativos e consistentes em suas operações.

 

  • PMBOK

 

          O primeiro livro da série é provavelmente o maior clássico do gerenciamento de projetos e compreende uma obra que une diversos conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas relacionados a projetos. Mais do que isso, o livro traz ao leitor desde conceitos simples como a estrutura básica de um projeto até a conexão sinérgica entre metodologias de diferentes graus de complexidade.

            Um elemento fundamental do livro é a ampla capacidade de comunicar ao leitor as boas práticas da gestão de projetos de maneira muito bem segmentada nas famosas 11 áreas do PMBOK. Tais áreas consistem basicamente em uma divisão feita pelo autor dos pontos em que toda e qualquer ação realizada dentro de um projeto pode se encaixar. Para conhecimento, as 11 áreas trazidas no livro são: integração, escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicação, riscos e aquisições.

        Cabe dizer que o PMBOK não pode ser considerado uma metodologia de projetos em si, mas sim uma coletânea de boas práticas no universo do gerenciamento de projetos. Esse fato nem de longe diminui a importância dos conhecimentos contidos no livro, muito pelo contrário, só intensifica a necessidade de um bom consultor deter esses conhecimentos para aprimorar as práticas de suas metodologias nos projetos desenvolvidos em seu dia-a-dia.

 

  • SCRUM Essencial: Um guia prático para o mais popular processo ágil

 

        Nos dias atuais, um fator essencial para toda empresa que deseja se portar de maneira efetiva no mercado e adquirir destaque frente à sua concorrência é a capacidade de fazer projetos de maneira mais ágil. Nesse contexto surge a metodologia SCRUM, a mais popular dentre todas as metodologias ágeis atualmente conhecidas, que consiste em uma ferramenta essencial para a garantia de validações rápidas e efetivas na execução de projetos.

        Essa metodologia é apresentada a consultores em diferentes meios de comunicação, contando inclusive com alguns livros diferentes que a apresentam de maneiras variadas. Entretanto, um livro possui destaque entre os mais usuais: “SCRUM Essencial: um guia prático para o mais popular processo ágil”, que é uma obra que irá te ensinar desde os valores e princípios do SCRUM, até algumas de suas práticas mais avançadas. 

        Assim, o livro do Scrum coah e trainer Kenny Rubin, é uma grande oportunidade para que sua empresa passe a desenvolver projetos de maneira mais eficiente e ágil através de um framework de aprimoração da colaboração de equipes no desenvolvimento de produtos e de serviços complexos. Por fim, um dos pontos altos do livro é a capacidade do autor de trazer ao leitor uma clarificação do conhecimento do SCRUM em três diferentes níveis: equipe, produto e portfólio de maneira muito bem exemplificada com os anos de experiência de Kenny Rubin na implementação dessa metodologia em diversas empresas.

 

  • O verdadeiro poder

 

        Esse livro consiste no grande legado de um dos maiores consultores brasileiros da história, o professor Vicente Falconi. O principal ponto alto da obra é o fato dela ser perfeitamente exemplificada com uma enorme gama de cases e de exemplos vividos pelo autor ao longo de sua longa carreira de consultoria. Portanto, muito mais do que um simples agregado de recomendações, “O Verdadeiro Poder” consiste em uma coletânea de experiências vívidas que possuem um enorme potencial de te auxiliar a mudar o modo como você e os demais colaboradores de sua empresa executam projetos de maneira definitiva.

        Ao longo da leitura será possível identificar todos os pontos trazidos pelo consultor como essenciais para que seja promovido o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa ou de um projeto. Além disso, o livro é capaz de transformar cases extremamente complexos executados em algumas das maiores empresas do Brasil, como a Ambev – empresa na qual Vicente Falconi foi conselheiro durante vários anos, em uma explicação didática e facilmente compreensível por leitores de diferentes graus de aprofundamento técnico e de experiência na execução de projetos e na gestão de empresas. 

       Portanto, é primordial que o consultor contemporâneo que deseja ampliar os resultados de sua empresa, através do alcance de metas cada vez mais bem delimitadas, esteja a par desse relato de experiências e de recomendações de 15 anos de carreira do professor Vicente Falconi. Assim, desfrute dessa obra para começar já a obter resultados mais expressivos em sua empresa e para obter uma posição de destaque no mercado.

 

  • A pergunta definitiva 2.0

 

         Esse livro apresenta ao leitor a pergunta fundamental que todos os gestores de empresas devem realizar para serem capaz de avaliar a lealdade de seus clientes a seu negócio. Assim, a metodologia Net Promoter Scrore, criada por Fred Reichheld é capaz de sustentar a afirmação de que ao perguntar a seus clientes “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa X a um amigo ou familiar?” toda empresa é capaz de obter melhores resultados, uma vez que compreende melhor a aceitação ou não de seus clientes ao modelo como seus negócios estão sendo tocados.

        Além disso, o livro apresenta 3 diferentes classificações para os clientes com base na pergunta citada acima: detratores, neutros e promotores. Através dessa classificação, uma empresa não é somente capaz de identificar a porcentagem de clientes que ela atende de maneira exímia, mas também de traçar planos de ação para intensificar a quantidade de clientes promotores e de criar planos de contenção para evitar o surgimento de novos clientes detratores. 

        Sendo capaz de compreender o modo como seus clientes enxergam o seu negócio, você será capaz de fornecer a eles um atendimento cada vez mais direcionado, fortalecendo a sua base de clientes e consequentemente ampliando a sustentação do seu negócio. Por fim, não deixe de aproveitar essa oportunidade de aprender como tratar melhor os seus clientes.

 

  • Gerenciamento de projetos com PDCA

 

        Um aspecto fundamental do gerenciamento de projetos é que mudanças pontuais trazem bons resultados, mas esses por si só não são suficientes e passarão a ser ineficazes com o passar do tempo. Por conta disso, um passo fundamental para garantir a melhoria contínua nos seus projetos e nos processos da sua empresa é conhecer e se especializar no uso do ciclo PDCA através da leitura do livro “Gerenciamento de projetos em PDCA”.

        Essa obra trará a você uma nova perspectiva que substitui uma visão antigamente consolidada no universo dos projetos que era o foco na execução e no controle das atividades para uma visão mais recente e efetiva que busca o foco no planejamento da qualidade das atividades. Com isso, é possível a um bom gestor prever problemas e garantir que seus resultados sejam sempre muito previsíveis e constantes. 

        Além disso, essa metodologia é fundamental para garantir que sua empresa não estagne com o passar do tempo e tenha um desenvolvimento constante em um mercado em que a concorrência se torna mais expressiva a cada dia. Com isso, fortaleça sua base de planejamento e colha os frutos inimagináveis de um processo de melhoria contínua.

        Com esses 5 livros você será capaz de aprender novas metodologias de projetos que serão fundamentais para o desenvolvimento de sua empresa. Mas não apenas isso, você estará em contato com algumas das melhores ferramentas e práticas da gestão de projetos conhecidas atualmente. E lembre-se, após a consolidação dos conhecimentos contidos nesses livros, será fundamental que você seja capaz de adaptá-los para a realidade de sua empresa atualmente.

 

Quer conhecer mais sobre engenharia da produção? Clique aqui e acesse nossos outros posts!

Autor: Cauê Luna

marketing@polijunior.com.br

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.