4 utilidades criativas para o seu lixo

Já parou para pensar que em todas as nossas ações do dia a dia geramos algum tipo de resíduo de forma direta ou indireta?

Vamos fazer uma reflexão, você acorda e umas das primeiras coisas que você faz é ir usar o banheiro, neste momento você já começa a gerar resíduos, ao usar, por exemplo, o papel higiênico. Após o almoço você decide tomar um sorvete ou comer um docinho, a embalagem usada nesses alimentos também vira resíduo.

Agora, vamos olhar um pouco mais no global, são produzidos anualmente 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, esses são aqueles que produzimos diariamente em nosso dia a dia. Esses resíduos nem sempre possuem sua melhor forma de destinação final, muitos acabam indo para aterros, ou pior, lixões, sendo estes prejudiciais à saúde humana e à natureza.

Por isso, devemos ao máximo pensar em como reduzir, reutilizar e/ou reciclar os resíduos. Mas o foco de hoje, é em como  transformar esses resíduos produzidos diariamente por nós em algo útil para nosso dia a dia. Por isso, indicaremos 4 possíveis transformações criativas de produtos que são considerados lixo e que podem ter outras utilidades:

   1.  Estufa caseira feita de garrafa pet:

Uma opção legal para aqueles que possuem espaço em suas residências e locais de trabalho, e que gostem de ter uma mini horta própria. A estufa é uma boa solução para manter as plantas vivas, saudáveis e produtivas.

 

2. Puffs de pneus:

Esses puffs lindos foram feitos com pneus, esses são de difícil descarte no ambiente então quanto mais reutilizá-lo melhor! Os materiais usados foram, basicamente, dois: uma corda, para fazer o acabamento da base; e um tecido estampado, para fazer o assento. Essa é uma boa opção para você que quer inovar no quesito estético da sua empresa.

 

3. Biodiesel e sabonete :

slice potatoes cook in deep fryer

O óleo de cozinha após ser utilizado pode ter diversas outras aplicações, sendo as duas mais importantes e sustentáveis a produção de biodiesel e/ou sabonetes por processos químicos relativamente simples e que podem ser produzidos em quaisquer escalas.

   4. Lucro a partir do lixo:

Na purificação do cobre por eletroquímica é produzido um lodo industrial, antigamente esse lodo era jogado fora como resíduo, pois não sabiam a sua composição química. Após pesquisas descobriram que esse lodo é composto por metais nobres como ouro, prata, platina entre outros. Atualmente indústrias têm vendido esse resíduo para joalherias, pois estas utilizam esse ouro e cobre para folhear seus produtos.

Essas foram formas criativas de usar materiais que não tinham mais utilidade em seu cotidiano. Mas não podemos esquecer que geramos muitos outros resíduos e que estes não destinados corretamente são prejudiciais. Vale lembrar que o gerenciamento desses resíduos é de extrema importância e deveria ser realizado de forma correta e constante em todas as empresas e lugares. Às vezes não sabemos a preciosidade que descartamos em nossos resíduos em casa, comércio e indústria.

 

 

Quer conhecer mais sobre engenharia ambiental? Clique aqui  e acesse nossos outros posts!

Autora: Eduarda Watanabe

marketing@polijunior.com.br

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.