3 ações simples para satisfazer seu cliente

O mercado tornou-se cada vez mais competitivo durante os últimos anos, principalmente após o invento da internet, dado que as plataformas online vêm trazendo diferentes formas de atração e venda dos produtos e serviços. Exemplos de empresas exponenciais como Spotify, Netflix e Uber tornam-se mais frequentes e a pergunta que fica é: Como sobreviver a esse mercado tão competitivo?

A resposta dessa pergunta está longe de ser óbvia, porém analisando o comportamento das empresas que mais cresceram nos últimos anos, é possível observar que a satisfação do cliente é o ponto chave para manter uma empresa estável no mercado atual e ainda conseguir potencializar suas vendas.

Grandes empresas vêm investindo na melhoria da experiência vivenciada pelo seu cliente, o chamado Customer Experience, uma vez que se tornou necessário proporcionar algo diferente do que apenas um produto ou serviço, algo mais profundo na relação entre comprador e vendedor.

Esse conceito se popularizou devido a empresas como Spotify, Netflix e Uber uma vez que essas empresas trouxeram uma revolução na forma como eram encaradas as relações comerciais.

O três fatores principais do Customer Experience são o esforço desprendido pelo cliente, o emocional vivenciado e o sucesso durante o processo da compra.

Assim sendo, baseado no modelo construído por grandes empresas criadas recentemente, é possível chegar em 3 ações simples para satisfazer seu cliente:

  1. Esforço:

É guiado pelo fato de que o cliente deve ser capaz de sair com seu produto ou serviço com o mínimo gasto de energia, a exemplo dos ecommerces tais como Amazon que prosperam através de cliques. Portanto, faça com que o cliente tenha o mínimo de esforço possível para adquirir seu produto, no menor número de ações e tempo possíveis.

  1. Emocional:

Paute-se na criação de um vínculo emocional entre cliente e vendedor, fazendo com que uma fidelização e indicação sejam facilitadas, sendo o Spotify um exemplo claro desse fator, dado que possibilita que o usuário crie suas próprias playlists e vincule momentos históricos da sua vida ao aplicativo. Então busque sempre entender seu perfil de cliente para que a venda esteja alinhada a fatores emocionais do cliente, ou seja, venda mais sonhos do que produtos ou serviços

  1. Sucesso:

É essencial que o cliente consiga obter os objetivos que buscava ao entrar em contato com a venda, colocando o ideal do cliente como fator determinante da estrutura e planejamento empresarial. Exemplo disso é a Uber, que revolucionou a forma como são feitos os transportes atualmente fazendo com que os seus clientes sejam mais bem-sucedidos quando precisarem ir a algum lugar. Portanto, a atenção quanto a qual é o objetivo final do cliente é essencial, uma vez que isso permeará o modelo negócio, pois permite que exista mais foco naquilo que é necessário.

Permeando o seus processos baseado nesse 3 pilares torna-se possível uma melhora no Customer Experience, o que causa uma maior competitividade no mercado atual, fazendo com que o seu negócio fique mais rentável e próspero.

 

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Autor: Allan Gomes

marketing@polijunior.com.br

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